Lew Palter, o ator conhecido por sua aparição marcante no filme Titanic, como o magnata Isidor Straus, faleceu aos 94 anos. Sua filha, Catherine Palter, confirmou a informação ao The Hollywood Reporter, citando complicações de um câncer de pulmão como a causa de sua morte.
Em Titanic, Palter interpretou Isidor Straus ao lado de Elsa Raven, retratando o casal de passageiros idosos que é visto abraçado na cama de sua cabine enquanto o navio afunda. Na vida real, Isidor Straus faleceu no naufrágio, recusando-se a entrar em botes salva-vidas, pois mulheres e crianças ainda estavam a bordo.
Embora sua participação em Titanic seja um dos momentos mais icônicos do filme de James Cameron, o maior legado deixado por Palter talvez seja seu trabalho como professor de atuação na universidade CalArts, entre 1971 e 2013. Durante seu tempo lá, ele orientou astros como Ed Harris, Don Cheadle e Cecily Strong.
Como ator, o nova-iorquino também teve participações em episódios de séries clássicas, como O Homem da Virgínia (1968), Missão Impossível (1969), Columbo (1974), Kojak (1974), As Panteras (1977), O Incrível Hulk (1980) e Esquadrão Classe A (1983).
Lew Palter deixa uma filha e três netos. Sua esposa, a atriz Nancy Vawter, com quem foi casado por 64 anos, faleceu em 2020. A morte de Palter marca o fim de uma carreira notável tanto no cinema como no ensino da arte da atuação. Seu trabalho e contribuições continuarão sendo lembrados e apreciados pelos fãs e alunos ao redor do mundo.