O mundo do cinema mexicano está de luto com a triste notícia do falecimento de Ana Ofelia Murguía, aos 90 anos. A estrela, reconhecida por sua notável carreira no teatro, cinema e televisão, ficou eternamente marcada como a voz da adorável Mamá Inês no aclamado filme de animação “Viva – A Vida é uma Festa”.
O Instituto Nacional de Artes do México anunciou oficialmente a partida da renomada atriz, sem revelar a causa da morte. A notícia foi divulgada pela Variety, e o comunicado prestou homenagem à longa e ilustre trajetória de Ana Ofelia Murguía nas artes cênicas.
No filme da Pixar “Viva – A Vida é uma Festa”, Murguía deu vida à matriarca da família Rivera, emocionando audiências ao interpretar a canção “Remember Me” ao lado do protagonista Miguel. A música, composta por Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, conquistou o Oscar de Melhor Canção em 2018, tornando-se um dos pontos altos da carreira da atriz.
A carreira de Ana Ofelia Murguía é repleta de conquistas e reconhecimentos. Ao longo de sua vida, acumulou mais de 100 créditos de atuação, destacando-se em obras como “Cadena Perpetua” (1979), “Mi Querido Tom Mix” (1992) e “A Rainha da Noite” (1994). Apesar de ter sido indicada cinco vezes ao Ariel, o equivalente ao Oscar mexicano, na categoria de Melhor Atriz, nunca recebeu o prêmio nessa categoria. No entanto, foi agraciada com o Ariel de Melhor Atriz Coadjuvante três vezes ao longo de sua carreira, por seus papéis em “Cadena Perpetua”, “A Rainha da Noite” e “Os Motivos de Luz” (1985).
Em reconhecimento ao seu extraordinário legado, Ana Ofelia Murguía foi homenageada em 2011 com o Ariel pelo conjunto da sua obra, em uma cerimônia que celebrava o melhor do cinema mexicano. Agora, a atriz será homenageada postumamente no dia 26 de janeiro no Palácio de Belas Artes, na Cidade do México, deixando uma lacuna irreparável no cenário artístico do México e do mundo. Sua voz e talento serão lembrados e celebrados eternamente pelos fãs e colegas de profissão.